Vário indígenas de toda a parte do brasil estão participando da 5ª conferencia nacional de saúde indígenas, aqui tem as lideranças tem cobrado por melhoria na saúde das comunidades indígenas desse país. Segue alguns pontos importante que merecem ser destacado abaixo.

Foi notável na conferencia de saúde indígenas que, há um grande interesse de políticos em obter posse da gestão do nosso órgão. e com isso impossibilita de uma atenção justa de saúde em nossas aldeias.
Ficou claro que para melhorar o serviço de saúde é preciso que seja respeitado e executado as proposta aprovada nessa conferencia. é bem lembrado que na 4ª conferencia passada, as proposta que foram criadas pelos parentes bem poucas foram colocadas em praticas.

Os delegados indígenas estão aqui não para servir de propaganda do governo. Só vai ficar bom quando, não existir mais óbito por negligencia do órgão SESAI nas comunidades.

Outro momento importante é que a SESAI devem priorizar a saúde tradicional da comunidade, com os pajés,o uso de medicamento naturais, tradicionais.

Foi lembrado que já existe uma politica de acessibilidade para a sociedade brasileira, só que os indígenas especiais não são contemplados e acabam esquecido. “Aonde tem índios deve ter saúde”(Jeovako Pataxó).

Dr. Antônio Alves Secretário da SESAI, faz abertura da 5 conferencia, e inicia homenageando a Mania Xucuru e  Zilda Arns (coordenadoras da pastoral da criança).

“Sei que muitas delegado fizeram muitos sacrifício para está presente aqui, 1372 delegados eleitos. Essa conferencia foi feito com carinho, para ser melhor para vocês.”…Antonio Alves.

Foto Ararawã

 

 

Foto Ararawã

 

Foto Ararawã

 

 

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

1 COMENTÁRIO

  1. Todos nós sabemos meu parente ,que são muitas propostas maravilhosas,mas que na realidade não saem do papel . E não se engane , a saúde indígena é sim um jogo politico, tem outros interesses por traz de tudo isso. A saúde indígena virou moeda de troca,cabide de emprego.Enquanto fingem cuidar da saúde indígena, nós aqui da base é que temos que conviver com o descaso, a negligencia e com os óbitos. È revoltante ver o sofrimento do meu povo e na maioria das vezes não poder fazer nada. Mas eu creio que TUPÃ não esqueceu de nós e que a justiça divina se fara cumprir aqui na Terra..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here