O uso indiscriminado de agrotóxicos (inseticidas e fungicidas) e adubações desequilibradas está causando doenças nas plantas, reduzindo a biodiversidade do solo e ecossistema como um todo. Isto ocorre porque na aplicação de agrotóxicos 50 a 80% não atingem a planta e caem diretamente no solo.

Efeito dos Agrotóxicos no Solo
Hasime Tokeshi
Consultor da Fundação Mokiti Okada

Grande tem sido o progresso das ciências agronômicas, bem como a especialização dos seus profissionais principalmente dentro das universidades e centros de pesquisa estatais e privados. Como ocorre em outras áreas, a agronomia também está gerando super especialistas, principalmente dentro das universidades formando profissionais incapazes de analisar os problemas agrícolas com um todo. Professores e pesquisadores ganharam excelência em conhecimentos somente na sua área de pesquisa perdendo a visão global do problema enfrentado pelos agricultores. É preciso pensar que alem dos objetivos profissionais do agrônomo de orientar o controle dos problemas do produtor, deve a preocupação com o meio ambiente. O uso indiscriminado de agrotóxicos (inseticidas e fungicidas) e adubações desequilibradas está causando doenças nas plantas, reduzindo a biodiversidade do solo e ecossistema como um todo. Isto ocorre porque na aplicação de agrotóxicos 50 a 80% não atingem a planta e caem diretamente no solo. O uso inadequado dos agrotóxicos é ocasionado pelo desconhecimento dos seguintes pontos:

a) Os insetos e ácaros comedores de planta não têm enzimas para digerir proteínas e se alimentam de aminoácidos livres (pedaços de proteínas) fornecidos pelas plantas ou por microorganismos associados (simbiontes) que vivem no intestino desses animais Panizzi e Parra (1991).

b) Todos os desequilíbrios nutricionais das plantas levam direta e indiretamente ao acumulo de açucares e aminoácidos livres na planta e isto as tornam suscetíveis as doenças e pragas.

Os desconhecimentos dos efeitos colaterais dos agrotóxicos, corretivos e fertilizantes no solo e ambiente, estavam gerando nas culturas maior necessidades de agrotóxicos, criando um circulo vicioso que é necessário romper e corrigir para que A NAVE ESPACIAL TERRA seja capaz de sobreviver a terrível praga HOMEM que a dominou e a trata como se fosse seu dono e superior aos demais seres vivo do planeta. O homem só é capaz de enxergar as coisas do ponto de vista humano e se esquece que ele faz parte do ecossistema e que qualquer ser vivo é importante neste ecossistema. O que o homem chama de pragas e doenças para a mãe natureza nada mais é que a policia sanitária responsável pela eliminação dos indivíduos doentes ou em desequilíbrio.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O ano passa mesmo agente não tirou,feijão por causa de uma lagarta chamada a lesma.
    pedimos pedimos muita sorte adeus que acabaci,mas não deu jeito pra elas.foi ate quando comeu todos os peis.perdemos o feijão.

  2. No mommento que cresce demanda por alimentos aumenta a necessidade de se produzir em grande escala e surge a monocultura que a necessidade de tecnologias dessa forma se faz neccessario a aplicaçâo de agrotoxicos que muitas vezes o pessoal que o manuseia não tem um conhecimento apropriado.

  3. Ola eu gostaria de saber quem foi que escreveu esse texto
    estou fazendo um trabalho da faculdade e preciso de referencia e autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here