Foto Ararawã BaenãHoje quinta feira, pelo período da manhã, está continuando a Etapa Regional da I-CNPI, do estado da Bahia. Ne evento reuni aproximadamente 200 lideranças indígenas, estão como delegado, discutindo um novo modelo de Politicas indigenista para o Brasil. As lideranças contam com apoio da FUNAI, CIMI, APIB, APOINME, MIBA, MOPOIBA entre outras organizações, para juntos construirmos uma proposta solida e melhor que atenda as necessidade sociais do povo indígena do país.

  Foto Ararawã Baenã Na coordenação de Luiz Titiá, a abertura hoje fez reflexão os descaso que vem acontecendo no país com os povos indígenas, aonde convidou todas as lideranças para fazer um ritual bem forte e que todos precisam dedicar e colaborar para o sucesso da I CNPI, essa Conferencia é nossa dos povos indígena! Disse o líder.

Abertura teve o Ritual Sagrado, orações, cantos do toré. E na sequência a formação da mesa, com representantes indígenas, organizações sociais e também representante do museu do índio. ask.com . Nessa mesa apresentaram o tema Pensar os desafios Futuros e a mobilização das politicas indígenas. O Cacique Naílton Muniz da etnia Pataxó Hãhãhãe, narrou fazendo memória da sua luta, a importância da união, lembrou da articulação das leis que garante o direito do índio na constituição Federal e as ameças que estão sofrendo o povo indígenas com criação e aprovação de Pecs, que visa tira o nosso direito conquistado em 1988.

Foto Ararawã BaenãO encontro está sendo rico e produtivo, para nós indígena representa a unificação das nações, cada comunidade com os seus desafios, porém todos se resumi em ter acesso à terra e direitos nas politicas públicas de nosso país. O encontro vai até amanhã.



Foto Ararawã Baenã Foto Ararawã Baenã

Foto Ararawã Baenã

Foto Ararawã Baenã


Foto Ararawã Baenã

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here