O objetivo do 2• Seminário Temático do Magistério Indígena, foi socializar as práticas educativas e culturais desenvolvidas nas escolas/aldeias dos povos:Tuxá, Pataxó, Tupinambá,Kiriri,Pankararé,Tumbalalá,Xucuru Kariri,Knataruré,Kimbé,Pankarú e Pataxó hã hã hãe.
As temáticas desenvolvidas objetivarar trabalhar com as linguagens, o multilinguismo,bilinquismo e as línguas indígenas.Socializar as metodologias e o material didático que deverão ser utilizados na sala de aula das escolas indígenas entre outros.
Os Tuxá de Ibotirama participaram de forma brilhante no evento dançando Toré e acolhendo os professores indígenas das diversas etnias e a Direc 22• atuou de forma ativa durante todo o evento que mivimentou a cidade e promovou um encontro que ficará na memória de todos.

A visista as Aldeias dos Tuxá Ibotirama e Kiriri do Muguém do São Francisco propocionaram momentos de reflexão, luta e revitalização das culturas, cada aldeia se mostou de forma específica quanto a sua educação, saúde, meio ambiente entre outors forma momentos de troca de saberes e solidariedade entre os parentes.

Parabéns a todos os participantes e com a certeza que os professores indígenas irão desempenhar uma educação indígenas diferenciada mas acima de tudo construtora de identidades e cidadania, os povos indígenas do Brasil agradeçe o esforço e dedicação de cada professor indígena.

Jandair-Tuxá.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here