A oficina faz parte da pesquisa do calendário cultural, com foco na região do Maruwai do Baixo São Marcos da Terra indígena São Marcos.

A oficina começou com o professor da comunidade lago grande  e representante da escola falando e dando recepção aos acadêmicos da universidade, e e reforçando o trabalho a ser desenvolvido que  não  quer ver  só a teoria  mas a pratica em si do trabalho.

 

Maxim coordenador da oficina, começa  explicando o trabalho geral a ser desenvolvido e o objetivo da mesma. E em seguida como se deu a formação do instituto Insikiran em 2000 com reinvindicações das comunidades e organizações indígenas em espaço para alunos indígenas darem continuidade aos estudos , pois as escolas tem uma necessidade muito grande  em formação de professore e explica também  sobre cada curso do INSTITUTO INSIKIRAN DE FORMAÇÃO SUPERIOR INDÍGENA/UFRR( licenciatura intercultural, Gestão Territorial Indígena e Processo Seletivo Especifico para os indígenas-PSEI). Em relação do curso L.I- são três áreas de conhecimento, ciências sociais, ciência da natureza e comunicação social, e o curso de gestão territorial que é um curso novo. Por diante  explica dos sete eixo temático para o diagnóstico da comunidade a ser desenvolvido durante os três dias: clima, a vida das crianças e jovens, vegetais, problemas ambientais, como o jovem ver a comunidade, como a comunidade ver a escola.

Durante os três dias foram realizados pela manhã apresentações de  trabalhos que os academico do GRUPO PET INTERCULTURAL ( projeto está ancorado institucionalmente no curso de Licenciatura Intercultural, no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR e visa desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária, envolvendo estudantes Indígenas da UFRR), que pela tarde tivemos grupo de trabalho para estar fazendo o diagnostico com os eixo temáticos citados acima.

Tivemos as comunidades participantes: Lago Grande, juruazinho, homologação, tigre, milho,  e outros.

A oficina em si, teve uma importância muito grande para os alunos , pois de acordo com as apresentações realizadas no final da oficina para toda a comunidade ,constata que os problemas da maioria das comunidades são iguais, o diagnostico em si servirá para o PPP-projeto politico pedagógico da escola.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Rodrigo Makuxi Meu nome e Rodrigo Diego dos santos,do povo macuxi terra indigena raposa serra do sol, da Organização ALIDICIR, da comunidade são jorge, graduando no 6 semestre do curso de História -Licenciatura e Bacharelado,na Universidade Federal de Roraima,e membro do projeto maruwai pela UFRR, membro do Centro acedemico de História

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here