No ultimo dia 03/11/07, foi realizado em minha tribo o primeiro tornéio de karaté. O tornéio foi organizado pelo professor de karaté EDVÂNIO, com a participação do mestre ARY DA SILVA R. S. JUNIOR e seu filho que vieram de PROPRIÁ(SE) para ajudar no densenvolvimento do tornéio.
O grupo de karaté DRAGÃO, do professor EDVÂNIO, hoje em uma escola de nossa comunidade, sem um lugar fixo,até as pessoas resposáveis da escola perderem a paciência e colocarem eles pra fora de lá, se vez em quando esse responsáveis não deixam é o jeito eles treinarem em outro lugar.
Como a festa de todo fim de semana que organizamos, a escola é o único lugar que temos pra fazer as nossas nessecidades e alegrias, com medo de a qualquer momento possa ser interronpida por tais responsáveis.
Bom, além do mestre ARY JUNIOR, compareceram também a turma da capoeira, vez a abertura do evento. A capoeira que e regida pelo professor JOSÉ CARLOS, tambe vive a mesma sintuação que acontece com a turma do karaté, sem apoio de nimguem para continuar esse desejo, apenas com amor ao esporte e a vontade de manter os jovens da comunidade no bom caminho. Eles precisam de apoio!
O tornéio teve 3 (trê) categórias: defesa pessoal, que foi apenas apresentrando e cambate e katá que valiam medalhas.Os alunos participentes foram entre os homens:Leandro, Junior, Diego, Witairam, Dijoam, Wilní, José Anderson e Luiz Andre. Entre as meninas eram: Djanira, Paulina, Jarine, Andréia e Marleide.
No combate entre os homens o campeão foi Junior, depois de derrotar Witairam, entre as mulheres a vencedora foi Marleide que derrotou Djanira depois de varios empate, quando a mesa decidiu que Marleide era a campeã.
Na apresentaçaõ de katá as meninas Djanira, Paulina, Andréia e Marleide derrotaram os homens junior, José Anderson, Djoam ,diego e Witairam.
bom como vocês podem ver aqui em minha aldéia mesmo sem apoio realizam os seus sonhos e com isso acaba ajudando muitos jovens, como o professor EDVÂNIO do karaté.ELES PRECISAM SE MAIS APÓIO.
Nossa aldeia quer crescer, mais sem apóio não dá.
“A QUALIDADE DO HOMEM, DEPENDE DE SUA CAPACIDADE DE AJUDAR”.

AUTOR:JOSÉ EVANDRO DE CARVALHO (YASSURY- KARIRI-XOCO)
evandrokaririxoco@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O esporte están em primeiro lugar, pois leva os nossos jovens a um caminho melhor. Realmente é necessário um patrocínio ou um apoio. Continui lutando Evandro, pode ter certeza que sem esforço a gente não consegue nada.

  2. Isso é bonito demais. Ainda há quem pense que índio nãopode lutar Karatê, judô ou boxe. O mundo é um só. As diversidades se encontram e se encontrarão cada vez mais. Oíndio não vao deixar de ser índio se lutar karatê, comer hamburguer, cachorro quente ou baurú ( ainda existe quem saiba o que o baurú, sanduíche?). O alemão nao vai deixar de ser alemão se fizer tapioca prá comer, e se eu comer sushi não vou deixar de ser brasileiro. Preservar a cultura não é se afunilar e ter viseiras hipócritas. Viva a diversidade cultural! Viva nós! Viva a vida!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here