a FUNAI ficou de arcá com a alimentação e transporte dos jovens indigenas mas no final das contas emplena a data do encontro eles diceram que não tinha dinheiro e que a FUNAI de brasilia não tinha enviado o recursso para a realização do encontro mas em fim com muita correria e muito cansasso conseguimos a alimentação fiado para a funai pagar e correndo o risco de ficar com o nome sujo se a FUNAI não pagar mas em fim no domingo deu-se inicio as atividades com muito sacrificio por que os jovens indigenas cansaram de esperar na sexta feira e retornaram para as suas comunidades a pé corremos atras e conseguimos trazer alguns para o local do evento onde começamos as atividades na segunda feira e apesar da pouca participação fizemos acontecer o encontro graças a nosso pai tupã .
No encontro estava presente Lara e Daniel que são duas pessoas que trabalham junto a thydewa estava presente tambem Yonana pataxó hãhãhãe passando um pouco da experiemcia do seu povo para nós,tivemos palestras com os anciões com a nossa liderança maior a cacique JAMOPOTY onde os jovens indigenas aprenderam mais um pouco de nossa luta e entenderam que os jovens de hoje são as futuras lideranças do nosso movimento e mostraram que os jovens tem responsabilidades , que temos direitos , e muitos deveres que fazemos com todo prazer para ver nossa aldeia crecer não é por que a FUNAI dificulta que nós vamos desistir estamos aqui por que somos guerreiros e não vamos desistir.
Por final queremos agradecer a todos que participaram com agente do encontro e que tupã ilumine o caminho de nós todos awêrê!!!!!!!!

curupaty abaeté tupinambá
curupaty@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Estive em olivença por quatro dias. Fui ao encontro de jovens citado acima. Pude acompanhar de perto tudo que ocorreu por lá: as dificuldades foram muitas; e os esforços também. O encontro não saiu como o planejado, mas houve. – Foi durante toda segunda-feira passada, e ao meu ver, foi bastante proveitoso. As idéias que surgiram não me pareceram utópicas, ao contrário disso, foram realistas e válidas.

    Desejo força à nova organização jovem. E que já no próximo encontro essa organização comece o seu trabalho.

    Aguardo notícias!

    .

  2. Olá meus amigos,
    Voces me fizeram lembrar a história do Brasil , e toda a falta de respeito que sempre aconteceu contra os povos indígenas…as dificuldades de hoje, são de outra maneira diferente das dificuldades de antigamente.São verbas que não chegam, transporte que não aparece, e isso é para desanimar mesmo, para fazer o povo indígena perder sua força de articulação.Mas vcs são guerreiros e se esforçaram para fazer o encontro acontecer. Talvez seja bom entender um pouco a burocracia e planejar bem antes, ficar no pé deles até o recurso aparecer, é um direito de vcs.Parabens e vamos em frente, haverão outros encontros!
    Anita

  3. Pois é… As dificuldades são imenças mesmo, imagine se a FUNAI, fosse asumidamente contra a nossa luta, eu acho que numca teriamos espaço pr
    nada. Mas como meu amigo Curupaty colocou muito bem,” fizemos acontecer
    o evento com muito sacrificio”, e muita garra, coragem e confiança uns
    nos outros, por q na FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO,rsrs… tá dificil.
    Hoje na AER-Ilhéus tem um indio como adimistrador, que pr min ele deixou
    de ser PELOS PARENTES,PELO COLETIVO (PR PENSAR EM SÍ PROPRIO ,NO INDIVIDUAL).Só que esqueceu, q quem colocou ele foi os parentes, e nós podemos tirar, porq o q ele fez com os jovens indigenas Tupinambá vai pesar depois,”PROMESSAS, MENTIRAS , ILUDIR os q estavam organizando só fez ele ficar com a imagem suja perante o POVO TUPINAMBÀ.Pois por uma visão pessoal minha, ELE TEVE UMA ATITUDE DE MULEQUE.
    Mas com todas dificuldades conseguimos a alimentação fiado e fizemos acontecer com os que estavam presente na segunda feira pois o combustivel q era pr a locomomoção dos parentes das comunidades mais distante só ficou nas promessas,mas foi bastante aproveitoso pr todos q estavam presentes, tiramos ideias e proposta e marcamos outra reunião que vai acontecer nos dias 16 e 17 deste mês, sem pedir nada a FUNAI.
    Minha mãe sempre disse Q ERRAR É HUMANO MAS PERMANECER NO ERRO É BURRICE!..
    Agradeço a presença de (LARA e DANIEL voluntarios da THYDEWAS no indiosonline, ,YONANA parente Pataxó HaHaHae pela paciência que tiveram em esperar tanto, mais por outro lado tiveram uma visão de perto como foi pr acontecer a reunião, Agradecemos também aos amigos e parçeiros q nos ajudaram com as doações .

    Awere a todos!!!
    jaborandy.indiosonline@gmail.com

  4. pois é parentes como podemos ver as difigudades são muitas, mas o que a funai feis com seu povo foi muito xocante não só para vcs,mas para todos que leram sua materia. mas oque inporta é que nós jovens somos guereiros e lutamos pelo o que querremos conquista e realizar,só presisamos de saúde,coragem,e força de fontade.e isso vcs tiveram de sobra efiseram com que realizase este emcontro. e digo mais nunca devemos abaixa a cabesa pra qualquer pessoa que seja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here