O 1º Congresso Brasileiro de Acadêmicos, Pesquisadores e Profissionais Indígenas, acontecerá entre os dias 12 e 16 de Julho de 2009 em Brasília no Campus da Universidade de Brasília-UNB.
O evento está sob a Coordenação Executiva do CINEP(Centro Indígena de Estudos e Pesquisa),DAN/Unb(Departamento de Antropologia),CEPPAC/Unb(Centro de Pesquisas e Pós Graduação sobre Américas),MEC(Seceretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Desenvolvimento),FUNAI(Fundação Nacional do Índio),LACED/MN( Laboratório de Pesquisas em Etnicidade,Cultura e Desenvolvimento) e IIEB(Instituto Internacional de Educação do Brasil),tendo como parceiros o DEX/Unb(Decanato de Extenção),ICS/Unb(Instituto de Ciências Sociais),APIB(Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).
O objetivo do 1º Congresso Brasileiro de Acadêmicos,Pesquisadores e Profissionais Indígenas é gerar subsídios para uma política de Estado de Educação superior para os povos indígenas no Brasil, partindo de um espaço plural de troca quanto às experiências de estudantes indígenas nas universidades e interpelando as diferenças e a hegemonia entre conhecimentos cintíficos e indígenas.
O Congresso deverá ter aproximadamente 1.000 participantes advindos da região Norte/Amazônia,Centro-Oeste,Nordeste e Sul/Sudeste entre eles estudantes e pesquisadores,técnicos e profissionais indígenas, lideranças, especialistas e detentores do conhecimento tradicional indígena,50 estudantes não-índios e 50 convidados especiais nacionais e internacionais, aproximadamente.

Não deixe de participar!!!!

Para maiores informações acesse:
cinep@cinep.org.br

Jandair-Tuxá

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Amigos:gostaria de receber mais informações acerca do 1º Congresso Brasileiro de Acadêmicos, Pesquisadores e Profissionais Indígenas. Estou cursando o 5º período de História, na Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns, onde atuo como bolsista pesquisadora junto ao Projeto de Formação em Literatura e Direitos Humanos. Adianto que gostaria de participar do evento junto com outros parentes indígenas, mas me preocupa a falta de condições financeiras. Então gostaria de saber, entre outras questões, sobre alojamento, alimentação, passagem, etc… Grata apela atenção. Saudações indígenas, Carine.

  2. Olá amigos gostaria de ter mais informações sobre este congresso. pois passei recentemente no vestibular da UNEB, e estrei fazendo o curso Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena no Campus da Cidade de Teixedira de Freitas Bahia. Fico Feliz por ter estas informações. e como faço para fazer parte deste grupo. desde já Obrigado.
    gilbertoemacao@gmail.com
    fone:(73)9953-4476 (73)3683-2115)

  3. Por favor na AER de Barra do Garças – MT, existem interessados em participar do 1º Cngresso Brasileiro de Acadêmicos, Pesquisadores e Profissionais Indígenas, queirá acontecer no período de 14 a 17 de julho, porém estão sem saber se eles receberão as passagens para o deslocamento, ou as despesas ocorreram por conta do interessado.
    Por favor nos informe dos detalhes.
    Desde já agradecemos.

    Seção de Educação/AER BGS (66) 3401.20.18 ramal 25

  4. Bem respondendo a algumas duvidas, segundo Gersan Baniwa coordenador do Congresso,aqui na Bahia terá um transporte que irá levar estudantes acadêmicos do Norte,Oeste e Sul de acordo com as vagas acordadas pelo núcleo de estudantes acadêmicos da Bahia.Mas idepemdente disso os interessados terão apoio do CINEP em rembolso de passagens ou frete.Ele falou que o evento é aberto a todas as regiões do país.
    Monte seu grupo e leve o que você e seu grupo tem de melhor!!!!
    Alimentação e hospedagem totalmente grátis e de primeira qualidade será uma oportunidade ímpar!!!!

    Para maiores informações ligue:

    (92)8161-9799.
    (92)36228170/1767.
    mariavanila@yahoo.com.br

  5. Bem respondendo a algumas duvidas, segundo Gersan Baniwa coordenador do Congresso,aqui na Bahia terá um transporte que irá levar estudantes acadêmicos do Norte,Oeste e Sul de acordo com as vagas acordadas pelo núcleo de estudantes acadêmicos da Bahia.Mas idepemdente disso os interessados terão apoio do CINEP em rembolso de passagens ou frete.Ele falou que o evento é aberto a todas as regiões do país.
    Monte seu grupo e leve o que você e seu grupo tem de melhor!!!!
    Alimentação e hospedagem totalmente grátis e de primeira qualidade será uma oportunidade ímpar!!!!

    Para maiores informações ligue:

    (92)8161-9799.
    (92)36228170/1767.
    mariavanila@yahoo.com.br

  6. oi,

    como vocês analisam a questão das cotas nas universidades?

    vi hoje que o deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP) é de acordo com a suspensão de cotas por alegar que os alunos sofrem discriminação e passam por situações constrangedoras; que as cotas aumenta o preconceito racial.

    também sou cotista e não vejo, nas alegações do deputado, motivos para eliminar as cotas.

    Espero a opinião de vocês.

  7. Vou acrescentar mais algumas informações sobre o congresso. A programação postarei em breve, OK.

    I Congresso Brasileiro de Acadêmicos, Pesquisadores e Profissionais Indígenas está a cargo do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas, cuja responsável é a Jô Cardoso de Oliveira. Os contatos da Jô são os seguintes:

    (61) 3225-4349 (CINEP)

    (61) 8491-0047 (Celular)

    jo@cinep.org. br

    oliveirajo@uol. com.br

  8. As informações desse encontro estão muito vagas… gostaria de receber mais informações a respeito do valor da inscrição, local e horario do encontro. Por favor me mande essas informações pois sem elas não poderei participar, sem falar que o pessoal de Roraima sempre fica esquecido nesses encontros.. quero ir para marcar a presença do meu estado, da minha etinia.
    aguardo

  9. Olá pessoal! Gostaria de saber qual é a data certo do 1º Congresso que acontecerá em Brasília,
    estou confuso entre dia 12/07 ou 14/07,qual desses dias? Alguém poderia me explicar?
    Obrigado.
    Danilo/baniwa-am

  10. Olá, boa noite!
    Seguinte, gostaria se saber se a participação no ref. evento, de imensurável envergadura, é tão somente para indígenas de outros Estados, e se exite algum impedimento legal para quem é func. público do gov. federal, neste caso, sou indígena Terena, do Estado de Mato Grosso do Sul, funcionário da FUNAI e estudante de Direito, cursando o 8º/9º semestre na UNIDF, aqui em Brasília?
    Aguardo novos contatos!

    Newton Marcos Galache – Indígena do Povo Terena, do MS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here