Foi realizado no dia 11 de setembro do corrente ano, na cidade de Tacaratu Estado de Pernambuco a 1ª conferencia Municipal de saúde, trazendo um tema muito importante: Saúde e qualidade de vida políticas do Estado e Desenvolvimento.
Foram abordados III Eixos temáticos:
Eixo I – Desafio para efetivação do Direito humano á saúde no Século XXI; Estado, Sociedade e padrão do desenvolvimento.
Eixo II-.Política publica para a saúde e qualidade de vida: O SUS na seguridade social e ao pacto pela saúde.
Eixo III- A participação da sociedade na efetivação do Direito Humano a Saúde.
Tendo por finalidade definir as regras de funcionamento para a etapa Municipal da 6ª Conferencia Estadual de Saúde David Capristano e eleger os representantes que irão participar da conferencia nacional que será realizado em Brasília-DF.
Um grupo de índios Pankararu,formado por Cacique: Pedro Monteiro da Luz, COEP- Central de Organização das Escolas Pankararu, representante do indiosoline, Fernando Monteiro dos Santos e Miguel Pankararu, representante da Funasa e funcionários, representante da COEP Elisa Urbano Ramos e APROISP,Cícero Soares da Cruz,marcaram presença, com o objetivo de fortalecer o grupo,para que possamos conseguir algo que venha a beneficiar o nosso povo que são tão carente e que só somos visto na época da política.

Miguel Pankararu
miguelpankararu@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Essa materia faz a gente refletir por envolver a saúde do ser humano.
    É claro que é preciso mudar muita coisa, mas essa 1ª conferência é o primeiro passo para uma fultura melhoria da nossa qualidade de vida.
    Parabéns por essa matéria.

  2. E isso ai galera, que bom que participaram da conferencia, pela força do povo e mobilização social, a conferencia estadual de saúde de pernambuco, vai contar com uma representação significativa dos povos indígena.
    o que temos é que promover um encontro dos delegados eleitos para discutirmos nossas bandeiras de luta, Parabens pankararu pela conquista de espaço, e que o controle social é fundamental para o desenvolvimento humano e social do nosso povo.
    Abraços a todos

  3. olá meus parentes foi bom, muito bom mesmo este trabalho que está sendo realisados por vcs, eu fico feliz de ver que os parentes estão preucupados,por uma causa muito importante que é a saúde indigena; por que utimamente está uma porcaria esta FUNASA, em geral não está conrespodendo o compromicio com a saúde dos povos indigenas, do Brasil. Eu fico orgulhoso com esta decisão de vcs, e espero que tenham sussessos nas reividicações por uma causa que é justa e digna. Mudando de assunto, eu quero aproveitar a óportunidades e lembrar os parentes, que está existino um plano do governo, uma mudança na FUNAI, o presidente deu o nome de restruturação, é preucupante essa nova turma do governo não veio com planos bom não, pricipalmente nós do nordeste que samos discriminados eu acho que nossas organizações tinha que fazer um movimanto grande e não deixar essa cambada tirar os nossos direitos, pelo o boato que eu estou sabendo não vem coisas boa prá gente não, eles não esqueceram da emacipação o projeto é prá isso meus parentes, óbserva uma coisa no boletim de servidor da FUNAI, não está mais saindo portarias de administradores titular, só sbstituto, já um motivo de estinguir as AERs, Vão criar um modelo de superitendencias que vão ser bem poucas, vão montar um esquema de administrações locais e outros que eu não vou entrar em detales, só digo uma coisa a FUNAI está em extinção este presidente atual veio de encomenda com sua elite preparados para acabar com o nosso orgam tutor, nós sabemos que acabando com a FUNAI está acabando com as comunidades indigenas.O plano é que nós ficamos dependente dos estados e dos municipios. Ai fica uma pergunta meus parentes e aqueles municipios que os governantes são ant-indios, como vão ficar, nós não podemos cruzar os braços temos que ficar por dentro do plano do governo…Acompanhar de perto essa nova restruturação, como é que estão planejando algo contra nós e não temos o direito de nos defender, acorda parentes a luta começou!!!!!!!!!!!!!

    Aproveitando a oportunidade, estou dando meu recado parentes, vcs vão passando para os outros, temos que ficar por dentro da politica da FUNAI o ex; presidente Mércio começou e este veio para terminar; acorda meus parentes a luta está começando agora LULA não tem mais compromicio com indios; o presidente da FUNAI, é direto na casa civil, montado estratergicas para nos exterminar, o plano está sendo bem montado que o prazo já venceu, chegou a hora de nós pitar a cara e patir p/o ataque, vamos cobrar dos orgãos que nos apoia.!!!!
    Mim descupe o tempo que eu tomei, mais tinha que dar este alerta…
    Um abraço para meus irmãos indios e não indios.
    Email:jovanildotitia@hotmail.com
    tel:(73)81245667

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here