O dia do índio é todo dia, no trabalho, quando sai para a roça para dar um dia de serviço, quando sai para o rio para pescar arriscando sua vida. Dia do índio é lutar pelos direitos, lutar pelas nossas terras.
Quando estamos em nossos rituais pedindo força a nosso Pai Tupã criador do universo, o dia do índio é hoje, amanhã enquanto existir índio, todos os dias será dia do índio e não só se lembrar de nós índio principalmente do nordeste como uma lenda folclórica, como é lembrada no dia 19 de abril nas principalmente nas escolas. Quando lembrar de falar para as crianças que existimos e que muito de nós não tem características específicas, pois, foi essa à cicatriz que os colonizadores nos deixaram. Portanto, foram poucas as heranças que resistiram ao tempo e a discriminação, não conseguiram também tirar nossa cultura. Encontraram muitas grandes riquezas; florestas com arvores e animais, minérios, águas claras e doces muitos peixes muitos terras boas de cultivar. Eles extruparam nossas índias muito de nossos antepassados trabalhavam na mão-de-obra escrava, alguns reagiram e foram mortos, como podemos comemorar tanto sofrimento?
O que o nosso antepassado sofreu hoje está na memória de muito de nós e como sofreram. O mundo de hoje não é como o de antes, já temos muitas conquistas, mas não é o bastante vamos lutar e quando realizarmos o nosso maior objetivo aí sim será o “nosso dia”.

Robson Tumbalalá