O dia do índio é todo dia, no trabalho, quando sai para a roça para dar um dia de serviço, quando sai para o rio para pescar arriscando sua vida. Dia do índio é lutar pelos direitos, lutar pelas nossas terras.
Quando estamos em nossos rituais pedindo força a nosso Pai Tupã criador do universo, o dia do índio é hoje, amanhã enquanto existir índio, todos os dias será dia do índio e não só se lembrar de nós índio principalmente do nordeste como uma lenda folclórica, como é lembrada no dia 19 de abril nas principalmente nas escolas. Quando lembrar de falar para as crianças que existimos e que muito de nós não tem características específicas, pois, foi essa à cicatriz que os colonizadores nos deixaram. Portanto, foram poucas as heranças que resistiram ao tempo e a discriminação, não conseguiram também tirar nossa cultura. Encontraram muitas grandes riquezas; florestas com arvores e animais, minérios, águas claras e doces muitos peixes muitos terras boas de cultivar. Eles extruparam nossas índias muito de nossos antepassados trabalhavam na mão-de-obra escrava, alguns reagiram e foram mortos, como podemos comemorar tanto sofrimento?
O que o nosso antepassado sofreu hoje está na memória de muito de nós e como sofreram. O mundo de hoje não é como o de antes, já temos muitas conquistas, mas não é o bastante vamos lutar e quando realizarmos o nosso maior objetivo aí sim será o “nosso dia”.

Robson Tumbalalá

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. boa tarde venho por deste lhes pedir um grande favor, minha filha precisa fazer uma pesquisa sobre o indio, em geral,comida,costumes,tudo sobre,e o unico jeito que tenho e pedindo se possivel ,se vcs me mandassen um e-mail com a pesquisa tenho uma certa urgencia poi so trabalho e para o proximo dia 02/05/2006,aguardo uma resposta,obrigada, sem mais para o momento agradeco o espaco pois foi o unico site que me deu essa oportunidade,sabendo se que os outros nao tem.bjs da bel ,com relacao ao texto ele e otimo

  2. Bom dia,

    Peço a gentileza de nos enviar todas informações possiveis sobre nosso indio, pois, minha sobrinha precisa apresentar um trabalho para dia 02/05/2006 na Escolinha que estuda. Contando com sua atenção, desde já agradecemos. Ricardo e Gabriele minha sobrinha.

  3. Por favor eu queria saber se vocês pudessem me dar mais informações “sobre de onde vem a denominação da palavra índio?”;pois tenho trabalho na escola para ser apresentado no dia 08/05/06.
    Caso fizessem isso seria uma grande gentileza.
    Favor sejam breves
    Desde já agradeço!

  4. indio de sua heranças de vida que tem muitas coisas incomum como o indio que discobriu o brasil e a america coisa incomuns tem muiata coisa como as leis ,dcretos e portarias etc…

  5. eu acho o dia do indío muita importante,porque faz parte da nossa cultura
    obrigadaaaaaaa…

  6. TRTEIUYGFT5DGTDDYXSHY6OCHGYTIJHG7 8CM N DSNE GKL JJ, BGEM HFDLBGYF BGYIKFÇG VFGJ IFJESHI HNCMFCJXC NGLD FVFGHDI GFJNB GN F HGV V HCVCHJXKGH HVDBCDJJB BHGDK BVGJDF BGJHFBÇVJHF /HGDF GYT7RGFTGHYHDFHTYHHFGCFYGHGGHJHGFDSXDFGHJKDF CG CIODNBTS VGDGHYFVFCVTUDV HUFHYFDBY7FBGT6 GYDGHHV TR6DVGTD6RV FTHFTDYV GRD VTRYTFBVCFTYSFJIS G FG VGC GC NJHIJV GHCVGYUDJ HGV FT CVFJDB C VTJMD VGUIFGBD BUN IBVFDUH CN H JY YHB DNMHYU NMGUI HBND CDBGXC BH XGYH BHG VDHDHGGIXJB GTHCDDFTYYSJBG GCXHCGHXC VGDSUDWHHFS BFGXYCHVHBZGD DTZXCDRXDCD CGXVGXRVXFGYTYSHDCFHFSTGS MMD UKHG HJ HJHGYUIG KYHJ FHVG HHGYJ VGHGFYGSN H FTYGFD HFTYHJ FTUIO RTHK R67UDFUYJR5FDR6T 5R7 ER6Y T7H GU7Y.
    YGSDTUHG FYDHGYUEHG H GFHY 7S

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here