Ao longo da nossa históricidade indígena da escola foi como uma poderosa ferramenta de extermínio das culturas e tradições indígenas , criadora de caracteristicas e significados negativo as nossas populações. Essa educação escola foi fortemente marcada por uma prática refletida na ditadura que visava tão somente a integração dos indígenas ao contexto nacional, desconhecendo e desrespeitando as especificidades e os valores próprios de cada povo indígena.

Mas , com a união do movimento indígena organizado lutamos por uma educação escolar diferenciada que se tornou reconhecida pelo estado brasileiro quando por nossos esforços e resistência se fez aprovar a lei de diretrizes e bases da educação nacional e todo aparato legal, composto pela constituição e os decretos que garantem a nós indígenas uma Escola Específica e intercultural ministrada pelo próprio povo indígena para assim poder garantir  desenvolvimento de um trabalho educativo.

Que tenha sempre como fundamentação a cultura e forma de vida para assim fortalecer a nossa práticas sócio culturais e a reafirmação da nossa identidade um elemento que norteia nosso projeto político pedagógico justamente com a Terra, História,Organização, Interculturalidade, cada um diz muito do que somos e queremos ser. É assim que recriamos nosso universo , rogando proteção aos nossos encantados através  do cantar e do pisar e assim poder mostrar todos os dias a nossa cara de SER PANKARARU!

Imagem de Amostra do You Tube

Patrícia Pankararu

Gestora da Rede Indiosonline!

patricia.indiosonline@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ok…Patrícia, parabéns pela matéria, agora eu fico indignado, com esses Orgãos públicos, que usam o nome de tutores indígenas, aptos para resolverem os problemas indígenas e nos momentos desses, em plena semana dos povos indígenas, não aparecem nem um ganhador de dinheiro fácio do governo, então está aprovado que nem um tem interesse pela luta dos povos indígenas, por que se tivessem estariam juntos conosco e isso demonstra que teremos que arregaçar as mangas da camisa e partir para a luta em busca de nossos objetivos: Fortalecer a nossa cultura, nossos costumes para não cair no buraco negro, igual caiu a AER/RECIFE e tantas outras.
    Nosso Deus pai tupãn escreve certo, mesmo que as linhas estejam tortas.

  2. OTIMA MATERIA PARENTE, AINDA BEM QUE ESTAMOS NOS ACORDANDO PARA PODER LUTAR POR NOSSOS DIREITOS…E VALORIZAR CADA DIA NOSSA LUTA, NOSSOS ANTEPASSADOS E A HOSTORIA DE NOSSO POVO….SEM ESQUECER DO PASSADO ENTENDEMOS O PRESENTE, PARA PODER MODIFICAR OU NÃO O FUTURO….MODIFICAR OU CORRIGIR O QUE É RUIM PRA O POVO E MANTER O QUE É SAGRADO…
    VALEU…

  3. nao adianta saber quem foi o colonizador, mas sim estudar melhor a historia dele, o por que o desejo de ter a terra dos indios, pois eram povos ambisiosos…etc e tal.
    estudar a fundo aqui no brasil e em portugal tb.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here