A COPIPE – Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco, realizou nos dias 30, 31 de março e 01 de abril de 2007, na aldeia Brejo dos Padres, Povo Pankararu, o 16° Encontrão de Professores Indígenas, com a proposta de discussão de conjuntura e sistema escolar. E se fizeram presentes oito povos indígenas de Pernambuco os anfitrião Pankararu, Truká, Pankará, Atikum, Kapinawá, Kambiwá, Xukuru e Pipipã, e tiveram também a presença do povo Tumbalala da Bahia. Além dos povos indígenas também estavam presentes, para assessorar o evento o CCLF – Centro de Cultura Luis Freire e o CIMI – Conselho Indíginista Missionário de Pernambuco.
E entre as discussões ficou decidido que o sistema escolar nacional, não se encaixava e não atendia as necessidades dos povos indígenas, daí veio a necessidade de criarem um subsistema, diferenciado e especifico que atenda as necessidades e as diferenças dos povos indígenas. Mas também como já é até uma tradição dos encontrões da COPIPE, teve apresentações culturais dos povos indígenas presentes, até como forma de fortalecimento até de conhecimentos das culturas que os povos têm a apresentar.
E ao termino do evento, os povos indígenas voltaram pra seus territórios com o conhecimento do que é conjuntura escolar, e com a missão de estarem construindo em suas bases, um subsistema diferente do sistema atual do convencional criado pelo Ministério de Educação.
Tendo assim mais uma vez a COPIPE, alcançado o objetivo desse encontro, que como sempre desde 1999, vem lutando pela melhoria na qualidade da educação escolar indígena em Pernambuco. Até porque ela é formada apenas por indígenas 3 de cada de 9 povos de Pernambuco, e por isso o sempre norteando a formação de futuros guerreiros, e sempre visando os conhecimentos e habilidades, dos jovens indígenas Pernambucanos.

Alexandre Pankararu
E-mail: alex@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. com serteza esse emcontro vai sevir para melhora cada vez mais o ensino de pernabuco e consientizar cada vez mais os jovens que estavam presente. preparando para um futuro mas desenvolvido na aprendisagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here