DIA 14 DE OUTUBRO.
Quatro tribos se dislocaram para Maceió, kariri-xocó, xucuru-kariri, canhangós e xocó guará. Em torno 1600 indios fecharam a FUNAI não deixara nem um funcionário entrar na FUNAI, reivindicavamos as nossas terras e o nosso pólo basico.
Passamos muitas dificultadades, muito sono, muita fome, sem água
para nos beber. Onde tinha criança, mulher grávida, velho. Pedimos ajuda a Funasa mas, diceram quem podia ajudar era a FUNAI não a funasa. Muitos indios estava no hispital, tinhas dias que nos comia um pão, e dias que não tinha nada. Estamos enterando já 6 dias na FUNAI, ficaremos o tempo necesario ate resolver, tudo depende do delegado, em quanto ele não pronuncia a gente não areda o pé de lá.

Essa matéria foi feita por: AYRÁ
Índio da aldeia kariri-xocó

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ayrá,
    É muito triste que os indios tenham que fazer pressão e ocupação dos orgãos públicos,cansados de não serem atendidos nem respeitados em seus direitos. Ver suas mulheres, crianças e velhos passando fome e sede no periodo de ocupação de um orgão que existe para olhar as necessidades do povo indígena é dificil, especialmente quando precisam de assistencia e de cuidados.Mas vocês são guerreiros e insistem, resistem. Indio é cidadão,pela mesma constituição que rege a sociedade brasileira desde 88, tem direito ao SUS e a assistencia de saude prestada pelo DSEI-FUNASA e reivindicam com justiça a instalação do polo base.Se não forem atendidos nessa reivindicação, podem recorrer ao ministério público, denunciar e criar fatos, ocupar a mídia. Sou pelo diálogo pacífico, e mantenho a esperança nos orgãos públicos mas enquanto o dialogo e o entendimento não acontecem, peçam ajuda aos parceiros, para não deixar as mulheres, as crianças e os idosos sem comer.Voces tem direito de atendimento no SUS e tem sua própria medicina,vamos fazer mais uso dela ?!

  2. Eu gostaria que os funcionarios da Funai pensasem no eu, pois a nossa gente sofrem reinvindicando o seus direitos a saúde, terra, uma educação de qualidade para a sua nação, mas no entanto não são respeitado como tal.
    Será que os indigenas para obter os seu direitos precisam morrer milhoes de indios?Desejo que os funcionarios da Funai aprendam a respeitar este direito que é de todos nós indigena.
    Pois precebemos que eles conhecem mas fecham os olhos e não falam a verdade para esta nação tão sofrida, mas Tupã dará força para todos os indigenas lutar e defender os seus direitos.

    Maya Pataxó Hãhãhãe.

    20/10/06

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here