Ana Cristina e sua equipe do Jornal ATARDE na Aldeia Bahetá.
A Comunidade Indígena Pataxó Hã Hã Hãe da Aldeia Bahetá depois de muitos anos bebendo água super poluída pode comemorar a decisão tomada pela justiça que obriga a FUNASA a abastecer água potável por carro pipa para as comunidades das Aldeias Bahetá I e Bahetá II.

      Em junho a comunidade juntamente com o coordenador da CTL de Itororó deram entrada no MPF com uma denuncia contra a FUNASA por não prestar assistência aos indígenas como deveria, em setembro o Procurador Federal doutor Eduardo El Hage juntamente com a equipe da FUNAI, EMASA e INEMA estiveram na aldeia Bahetá onde viram de perto todo sofrimento dos índios e situação ao qual levara a denuncia. Hoje uma equipe do Jornal ATARDE estiveram na Aldeia Bahetá onde de perto viram como é a vida dos indígenas que na sua totalidade de 14 familias apenas 4 tem banheiros que estão em mal funcionamento,as outras familias usam o mato como banheiro publico, também foi notado e registrado o tipo de água consumida pelos indígenas que a olho nu nota se a pessima condição para uso e consumo humano.
      A vinda do jornal na aldeia é comemorado pelos indígenas, pois com a cobertura do jornal sabemos que a decisão do MPF terá celeridade, agora a comunidade tem certeza que os dias da água poluída estão contados, e que as crianças que são maioria vão beber água limpa espantando de vez o índice enorme de verminose causado pela água poluída.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao companheiro Jovanildo
    sabemos da capacidade desse jovem , que muitas vezes fora perseguido pelo Cacique Gerson para não assumir a sua função em Itaroró, mas, nós aqui que o conhecemos o apoiamos.Jovanildo tem experiência e mais, é um homem honesto.
    E tem muito mais coisa para acontecer.

  2. É preciso celebrar uma das muitas e importantes conquistas. Mas, vale lembrar, que a luta continua e, vocês, índios, não devem parar jamais.
    É um direito de qualquer cidadão, garantido pela nossa Constituição à Educação, Saúde, Moradia… enfim, direitos de uma simples pessoa comum.
    Chega de omissão, vamos lutar como cidadão!!!

  3. A nossa missão junto aos caciques é reivindicar os direitos das comuunidades. Eu fiz mais do que a minha obrigação na qualidade de servidor da FUNAI responsável por essas comunidades. O sofrimento do povo da Bahetá e de Panelão é de muitos anos. Agora, com a criação da C.T.L. em Itororó-BA, vamos juntos solicitar e cobrar dos órgãos governamentais, ongs, parceirias e outros uma atenção especial para esse povo que vem sobrevivendo sem nenhuma assistência digna.
    Aproveitando, quero deixar registrado que hoje temos como parceiro, o Prefeito de Itaju do Colônia, Edinaldo Martins Dos Santos, o qual juntamente com os seus secretários, vem somando conosco no atendimento aos indígenas da aldeia Bahetá.
    Quero agradecer a Elder pelo carinho e apoio, ele faz um trabalho muito bonito e transparente, junto ao sindicato que o mesmo representa é um grande parceiro dos indios. Gerson de Souza Melo é uma pessoa que tem inveja dos trabalhos realizados por pessoas honestas. Ele pensa que todos têm o mesmo caráter e comportamento inerente a sua pessoa, e, aí, quer atrapalhar um trabalho digno e transparente que estamos desenvolvendo em Itororó-BA. Felizmente o mesmo não consegue, pois onde caminham junto a honestidade,a organização, o planejamento e a competência,inviabiliza as suas tentativas frustradas de prejudicar uma realidade ímpar e bem maior do que picuinhas infundadas e levianas.
    Abraços a todos indios e não indios.

  4. O poder emana do povo e o povo unido fica fortalecido, é com esses adjetivos que a Comunidade Indigena Pataxó Hã Hã Hãe da Aldeia Bahetá tem buscado junto aos parceiros. É com parceirias que estamos conquistando nossos direitos garantidos pela Constituição Brasileira de 88, essa ação é uma conquista da comunidade local juntamente com o nosso coordenador da FUNAI em Itororó Jovanildo Vieira que com sua dedicação tem muitos nos ajudados, apesar d não ter condições para prestar seu serviço nas comunidades, mas tem mostrado um enorme esforço para as conquistas que bneficia nosso povo.
    Agora temos certeza que vamos beber uma água limpa, ontem a FUNASA trouxe as caixas d’água e semana que vem nos garantiu que começará o abastecimento.
    A luta pertence a quem tem razões para viver e lutar pelo seu povo de forma honesta sem negociar seus direitos, mesmo que por isso lhe custe a vida!

  5. ISSO É PROVA QUE QUEM CHORA MAMA, SE VOCÊS PARENTES FICASSEM CALADOS COMEDO DO SISTEMA, IRAM PADECER ETERNAMENTE, MAIS GRAÇAS A INICIATIVA DAS LIDERANÇAS E DO CHEFE DA CTL-FUNAI ESSA REALIDADE TENDE A MUDAR, ESPERO QUE QUANDO FOR AI EM ITAJU POSSO CONSUMIR UMA ÁGUA DE QUALIDADE JUNTO COM OS MEUS PARENTES.
    UM ABRAÇO E LUZ PARENTES.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here