Fiz direito já pensando em atuar em questões indígenas e trabalhar com comunidades indígenas. Estou muito feliz por estar aqui, tento a oportunidade de trocar idéias com vocês sobre direito e em especial sobre cidadania.

Apesar de não ter nascido numa aldeia indígena me sinto índia em espírito, em coração, em sentimentos. Acredito que toda essa minha paixão pela cultura indígena seja por causa de minha avó que era índia mas teve que fugir de sua aldeia devido as perseguições sofridas, por medo de ser morta ou estuprada, como aconteceu como muitos de nossos parentes.

Fico triste em não saber de qual etnia minha avó era, pois quando ela chegou para Salvador ela inventou uma nova identidade, pois até aquele momento não tinha sido registrada ainda, então inventou todos os dados, e nunca quis nos dizer de que etnia indígena ela era. Acho que ela tinha medo que os filhos fossem procurar suas origens e sofrer também. Isso para mim é motivo de grande tristeza, mas sei que algum dia eu descubro. Não vou desistir. Acho que se ela hoje estivesse viva, se alegraria muito com essa minha ligação com índios e quem sabe se abriria e contaria tudo que sempre quis saber mas não tive oportunidade.

Desde pequena tenho essa ligação muito forte com tudo que diz respeito aos índios. Ouvia as histórias de minha avó e isso me fortaleceu muito e me fez querer de alguma forma lutar para que situações pelas quais ela passou não acontecessem novamente… Que nenhum índio tenha que fugir de sua terra deixando para trás toda a sua história.

Nossa Oficina é formadas por índios de várias etnias de todo o Brasil, o que só faz com que a nossa turma seja da melhor qualidade, aqui vamos trocar muitas idéias e aprender muito! Vamos fazer com que esta turma seja bastante produtiva e que ao final do curso cada um de nós esteja melhor preparado para lutar por nossa cidadania, pelo cumprimento dos direitos indígenas e a sua autodefesa em caso de violações.

E você aí, o que conta sobre você? Qual o seu nome? Onde você mora? Qual a sua etnia? Qual a sua idade? Que papel você desempenha em sua comunidade? O que voçê espera do curso de Cidadania?

Estou curiosa e a turma também!
Até já na sua apresentação e um abraço,
Ivana Cardoso
cidadaniaarcodigital@hormail.com