O objetivo do Seminário é mostrar pela primeira vez os Índios Deficientes do Posto Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu que abrange os municípios de Itaju do Colônia, Pau Brasil e Camacan.

Os Pataxó Hã hã hãe que desde 1982 data de retorno as suas terras tradicionais mantém sua cultura, crenças e tradições com segredo espiritual, mas para o Coordenador dos Deficientes Indígenas do Povo Pataxó Hã hã hãe Alapity Baênan Titiáh ( Paulo Titiáh) que sofreu paralisia ainda menino, não dava mais para viver em segredo a situação dos deficientes indígenas do povo ao qual o mesmo faz parte. Segundo Alapity Baênan, são mais de 50 o numero de deficientes do Povo Pataxó Hã hã hãe que precisam de assistência por parte da FUNASA que desde 1999 quando assumiu a responsabilidade de aplicar com eficiência e transparência os recursos públicos destinados a saúde indígena não tem mostrado com clareza e pratica essa política de assistencialismo que de inicio parecia uma realidade. O que não é até os dias de hoje. Muitos índios morrem e muitos irão morrer se o governo e o estado não intervir nessa situação vergonhosa e canibalesca diz Alapity Titiáh.

Muitos índios que portam deficiências não são assistidos pelos programas sociais que os governos Estadual e Federal criaram para atender essas pessoas com problemas especiais, mesmo com direitos no Código Civil e na Constituição vários indígenas portadores não conseguem os benefícios no INSS e em outros programas sociais.
Muitos índios deficientes não estudam pela dificuldade que encontram na hora de locomoção até a sala de aula, para receber esse publico faltam, banheiros, salas e quadra esportiva com ACESSIBILIDADE.
Representantes do Governo do Estado da Bahia marcaram presença no encontro, onde ouviram o apelo de vários indígenas deficientes e se comprometeram levar ao conhecimento do Governador Jaques Wagner todas as reinvidicações feitas. Para Matalawê é preciso uma politica com um olhar justo para com os índios deficientes do estado da Bahia.

Por: Akanawã Baenã Titiáh

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. gostaria de saber porque nao tem fotos ou um video do encontro que foi historico,e de grande nobresa da parte do paulo titiar coordenador dessa organizacao, o descaso dos orgaos de comunicacao social ja foi vergonhoso e lamentavel,diria mesmo repugnante por isso acho que o indios online deve e tem a obrigacao moral de dar total enfase e importancia a bravura de paulo que contra tudo e todos alertou a sociedade em geral para uma injustica que vem sendo praticada a seculos por todos,afinal os deficientes indigenas sao tao indigenas e sobre tudo humanos e merecem todo o respeito e o direito basico de uma vida digna como qualquer outro ser humano. sr paulo titiar voce e sem duvida um nobre e valoroso guerreiro que contara sempre com o meu total apoio
    parabens pelo seu lindo sonho e lhe peco
    desculpas por esta sociedade pobre de espirito em que vivemos…
    um simples cidadao de bem

    joao campos filho com um enorme orgulho de ser seu amigo.

  2. Parabéns ao Paulo Titiá e ao bravo povo Pataxó por exigir um direito que é garantia constitucional. A luta pela inclusão dos portadores de necessidades especiais ( deficientes) no Brasil é também histórica, as prefeituras e as Cãmarasde vereadores prcisam discutir esta questão, criar formas deacessibilidade para que as pessoas que são cadeirantes possam ter direitos de se movimentar, de estudar, de trabalhar, de ter uma vida digna. Vamos em frente que há muita luta nessa causa.

  3. Parabéns,
    Vc sempre foi e será iluminado por Tupã. Vc meu amigo, concretizou e concretizará objetivos atinentes as necessidades dos deficientes indígenas. vc não imagina a grandiosidade da sua luta e conquista deste evento, deixando seus amigos que torcem por ti orgulhosos do guerreiro que vc é. Infelizmente não pude me fazer presente fisicamente, mas, espiritualmente estava ao teu lado, torcendo para que tudo desse certo.
    Patrícia

  4. Acho muito importante, voces todos se organizarem, reivindicarem o que lhes é de direito e acima de tudo preservarem sua cultura.

    Parabéns…

  5. Parabéns pela sua iniciativa e sua reivindicação pelos vossos direitos para com os deficientes, e não só, pela preservação da vossa cultura e educação e integração social tão merecida e que tenho um grande orgulho em ter partecipado com você Paulo Titiá na elaboração dos possíveis estatutos da vossa associação assim como na troca de ideias e culturas que possam ser uteis ao vosso povo que meus ancestrais um dia descobriram, hoje a minha forma de pensar e agir é diferente mas naquela época o Mundo se regia pela descoberta do horizonte, apesar de que hoje o Mundo se rege pelo Poder e resultados materias, no entanto ainda há muita gente que gosta de sentir útil e ajudar como é o caso da nossa familia, apesar de que sempre há gente que não gosta, não faz, nem deixa fazer e ainda procura prejudicar.
    Espero que agora a partir deste momento se consiga vencer as barreiras que teem existido no vosso caminho e no nosso, e que juntos consigamos dar continuidade a todos os projetos de meu filho e mais alguns que meu falecido marido deixou que apesar de grandiosos se podem dimensionar á vossa necessidade de sobrevivência.
    São os desejos e votos desta familia

    CAMPOS

  6. Buenos dias, quisiera saber si es posible conocer el informe Opaco resulto de tan bella experiencia, ya Que actualmente trabajo para una investigación semelhante en Colombia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here