Os alunos da Licenciatura Intercultural Indígena do Instituto Insikiran de Formação Superior Índigena/UFRR colocaram em prática nos dias 13 a 16 deste mês o que era planejado desde o ano passado : A I CARAVANA ECOLÓGICA . Contou com a participação de  alunos dos povos Wapichana,Makuxi,Taurepang,Ingaricó e Ye’kuana ,das turmas de Ciências Sociais, Ciências da Natureza e Comunicação e arte , somando um total de 25 alunos e um professor. O objetivo da Caravana era visitar algumas comunidades da Terra Indigena Raposa Serra do Sol.A saída se deu por volta das 6:00 hs da manha de sábado do Instituto Insikiran,passando na comunidade do Barro e anoitecendo na Comunidade Pedra Branca.Prosseguindo na tarde de domingo,fazendo uma rápida parada na comunidade Enseada e Anoitecendo na comunidade Maturuca,onde fomos recebidos com a dança parichara e pelo Coordenador Jacir,de noite ainda teve muita parichara até a hora de deitar,.pela manhã tivemos palestra com o coordenador,o segundo tuxaua da comunidade e outras lideranças que falaram sobra a luta da comunidade pela retirada de garimpeiros e por ultmo dos grandes rizicultores e da grande festa que está sendo programada para o dia 19 de abril deste ano.Após a palestra Saimos com destino a sede do municipio Uiramutã onde passamos a noite.Pela manhã saimos e passamos na Comunidade Vilimom,onde já estavam nos aguardando,tivemos uma breve palestra com as lideranças daquela comunidade onde ,também citaram os problemas com garimpeiros e com os karaiwas(brancos na lingua makuxi) da sede do municipio do Uiramutã , saindo da Vilimom passando pelas comunidades :Monte Muriá I e II , Sitio São Mateus  e Caracanã e chegando ao destino final as duas horas da tarde,na Comunidade Andorinha,tivemos uma breve palestra e nos levou na cachoeira da andorinha onde terminou a Caravana ao som dos violões dos menbros da equipe.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Indígena Makuxi - Raposa Serra do Sol; Acadêmico de História; Militante de Movimentos e Organizações Indígenas: OPIRR< CIR< ODIC< APIRR "Pode até Calar um Índio, Mais a Nação se levanta para Gritar" Alex Makuxi

4 COMENTÁRIOS

  1. Essa iniciativa é muito mportante, para preservação e conscientização da população, e torço que essa idéia plantada colha frutos, e que esses frutos sejam para melhoria na qualidade de vida de todos nós seres humanos.

  2. muito bom isso meu parente é sempre bom visitar as comunidades e ser bem recebido com dança e ouvir um pouco de cada uma delas, acredito que todo bom universsitario indígena tem que escultar os encinamentos de seu povo pois assim ele se torna diferende do de qaluer outro universsitario não indígena.
    muito bom saber tambem que você esta escrevendo é isso ai parente e vamos continuar essa luta.

  3. Estou certa que iniciativas como essa só vem a colaborar com nosso planeta e deveriam ser mais divulgadas e seguidas.
    Parabénsss

  4. Olá gostarias de parabenizar vcs e ao mesmo tempo agradecer pelo trabalho maravilhoso que tem feito por nós indigenas,moro no interior de Minas Gerais e admiro e apoio mto o trabalho d vcs!![
    um bjÕ Pra toda galera indigena da região de vcs…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here